SindiHotel de Ijuí é referência para toda região Noroeste do Estado
Ijuí abriga uma importante entidade na luta pelos direitos trabalhista. Trata-se do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares, Empregados em Turismo e Hospitalidade (SindiHotel). A luta do sindicato é para alçar o trabalhador acima de tudo, defendendo seus direitos e suas condições, procurando sempre o melhor para todos.
A reportagem do Diário News conversou com Paulo Sérgio da Silva Lopes, presidente do SindiHotel, que explanou sobre as lutas e as vitórias da entidade. O SindiHotel foi inaugurado em Ijuí em 2001, e nos 15 anos de história já obteve diversos avanços para as categorias que defende.
“Fizemos os primeiros anos de existência do sindicato trabalhando com a classe sindical somente em Ijuí e depois, ocorreu uma ampliação de base, aprovada no ano de 2012 e, em 2014, o sindicato se tornou SindiHotel Noroeste, sendo referência para as regiões de Cruz Alta, região Celeiro, costa do Rio Uruguai, Garruchos, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina, Santo Ângelo, Três Passos, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Selbach, Panambi, Tapera e demais cidades da região, totalizando 84 municípios”, conta o presidente.
Para prestar assessoria em toda esta região, o SindiHotel trabalha com diversas parcerias. “Temos convênios com outros sindicados, como por exemplo em Cruz Alta, que temos um posto de homologações junto com outro sindicato. Em Santo Ângelo, também temos uma sala para disponibilizar o atendimento. Em Frederico Westphalen, há um posto de homologação e assim por diante, em cada cidade temos um jeito de prestar assistência”, explica Paulo.
LUTA PELOS DIREITOS
O SindiHotel trabalha com homologações de rescisões, analisando documentações e verificando se o trabalhador não está sendo lesado. O sindicato também controla as questões de horas-extra, adicional noturno, ações trabalhistas em favor do trabalhador.
“Hoje oferecemos também um convênio de saúde para os 84 municípios. A partir do mês que vem, os trabalhadores ainda poderão vir para Ijuí e consultar, ter exames, tudo com valores conveniados. Além disso, o trabalhador terá uma casa de passagem e apoio para ficar hospedado, descansar, tomar banho e fazer um pequeno lanche”, diz o presidente.
NOVA SEDE DO SINDIHOTEL
O SindiHotel Noroeste está prestes a viver um momento histórico. No próximo mês uma nova sede, ampla e moderna, será inaugurada em Ijuí. O novo endereço é na Avenida Coronel Dico, 167, no Centro de Ijuí.
“Estamos esperando passar a campanha política, tendo em vista que o andar de baixo da nossa nova sede abriga um diretório de partido. Será uma sede ampla, com cinco salas e mais quartos de apoio e cozinha. Espaço físico totalmente adequado para o atendimento específico dos trabalhadores”, frisa o presidente Paulo, destacando o ato de bravura do SindiHotel. “Nossa estrutura tem que ser um pouco diferencia, já que representa uma categoria de relevância.”
REGULARIZAÇÃO DE TRABALHADORES
Uma das bandeiras do SindiHotel de Ijuí é imposição de acordos ou contratos de trabalho para empregados da ExpoIjuí/Fenadi. “Esse debate já foi tema de discussão no Ministério Público e Associação Comercial. É uma das nossas bandeiras, e vamos legalizar esses trabalhadores. Os atendentes de restaurantes, pessoal das roletas, pessoal do estacionamento, recepcionistas, não são remunerados corretamente com acordo. Estamos nessa luta para legalização”, finaliza o presidente Paulo.
CONTATO
Para falar com o SindiHotel, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3333-3621 / 9976-2054 ou pelo e-mail: sindihoteis@bol.com.br.